quarta-feira, 15 de junho de 2011


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Amasp é Reativada / Fotografia na Vila São José

*Por: Ederson Oliveira (Jornalista / Colaborador)

Amasp é Reativada Após Cinco Anos 

Amasp - Uma das entidades culturais mais importantes da região retoma as suas atividades. Trata-se da Associação dos Músicos e Artistas do Sul do Pará (Amasp). Após cinco anos inativos, a associação retoma suas atividades com o propósito de impulsionar um novo momento em sua história. Criada em 1998, a Amasp realizou diversos projetos de formação musical básica, aperfeiçoamento, geração de renda, ampliação do mercado de trabalhor e integração de músicos locais em prol do fortalecimento e valorização da categoria, conquistando credibilidade e respeito da sociedade pelo êxito de suas ações. Nos últimos meses, alguns músicos insatisfeitos pela inatividade da associação começaram a se movimentar novamente e passaram a se reunir na sede do Galpão de Artes de Marabá (GAM), onde foi criada a comissão de articulação com objetivo de reativar as ações da entidade. Uma das integrantes dessa articulação, Deíze Botelho - que é musicista, opina da seguinte maneira: 'a entidade convida todos os músicos da região para participar da Assembléia Geral Extraordinária que ocorrerá no próximo dia 16 de junho, na sede do GAM. Neste dia será realizado recadastramento de associados, inscrições e integração de novos sócios, composição de chapa, eleição e posse de uma nova diretoria e conselho fiscal. Fazem parte da comissão de articulação da Amasp: Francisco Xavier dos Santos, Deíze Botelho, Gilvan Feitosa, Arilson Barros, José de Jesus Marques, Jorge André Abreu e André Marcelo. 

Vila São José sob o olhar da fotografia - Mostrar para a sociedade marabaense um novo olhar sobre a comunidade da vila São José é a proposta da exposição fotográfica 'Clicando o Mundo para tornar-se um Jovem Cidadão', que foi aberta na última semana na escola municipal que leva o nome da comunidade, e que reuniu um grande público que ficou impressionado com as imagens registradas. Localizada na Rodovia Transamazônica, Km 8 no município de Marabá, a vila São José deverá sofrer um grande impacto social com a construção da Alpa (Aços Laminados do Pará) e de outros projetos que estão sendo implantados na redondeza, com o novo estádio municipal. A exposição foi fruto do resultado da oficina de fotografia realizada pelo projeto 'Jovem em Rede', e que contou com a participação de crianças, adolescentes e jovens da comunidade, que através de uma nova percepção, mostraram detalhes da sua comunidade que ainda eram despercebidas. A exposição fotográfica ficará aberta até o final deste mês no pátio central da escola. Ela faz parte de um projeto ambiental que tem como objetivo disseminar na comunidade a importância sobre a preservação da natureza. 

Cultura em Movimento!!! @CultMov

Tudo Sobre o Rock Rio Tocantins e Seletivas Se Rasgum em Marabá

* Por: Ederson Oliveira  (Jornalista / Colaborador)

Banda Tensão Plena no II Rock Rio Tocantis
Rock Rio Tocantins terá seleção prévia - O sucesso de público do Rock Rio Tocantins é o elemento que garantiu a terceira edição do evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) em parceria com a Liga das Bandas de Rock de Marabá (LIBROM). O festival tem como objetivo divulgar o trabalho artístico das bandas de rock do município e será realizado nos dias 22 e 23 de julho, na Orla do Rio Tocantins em Marabá. Com o crescimento do festival e consequentemente do número de participantes, este ano a organização do Rock Rio Tocantins pretende realizar uma seleção prévia das bandas que irão se apresentar durante os dois dias de atividades. De acordo com a organização, a princípio serão selecionados 12 bandas locais, que irão passar por um processo de curadoria musical, onde serão avaliados por jurados da área, que terão como critérios quesitos técnicos como melhor desempenho em palco, dentre outros importantes para uma boa apresentação musical. Em breve será divulgado nos principais meios de comunicação os locais e data para a seleção do festival. A questão da melhoria das estruturas de palco, som e iluminação também devem ser trabalhadas com bastante cuidado pela equipe de organização do evento. 

*Por: Jairon Gomes (Colaborador / Produtor Cultural)

Festival Se Rasgum - Maior Festival da Região Norte
Seletivas Se Rasgum - No mesmo ritmo da realização do Rock Rio Tocantins que acontece em Marabá nos dias 22 e 23 de julho, a cidade recebe também no dia 24 de julho, na mesma estrutura de palco, som e iluminação a primeira edição das Seletivas Se Rasgum de Música em Marabá. A Se Rasgum Produções juntamente com a Sonique Produções e parceria com a Prefeitura Municipal de Marabá (via Secult) realizarão as seletivas Se Rasgum 2011 - Edição Marabá com o objetivo de escolher 2 (duas) bandas da região do Sudeste do Pará, de diversos estilos musicais, para integrarem a programação do V Festival Se Rasgum que acontecerá em novembro em Belém. 

As seletivas irão acontecer em duas etapas: Um Pré-seleção: todas as bandas inscritas serão avaliadas através da internet por um júri de quatro (4) pessoas ligadas à cena musical do estado e nacional. Este júri irá pontuar e escolher as dez (10) bandas que se apresentarão nas 'Seletivas Se Rasgum 2011 - Edição Marabá'. As dez (10) bandas pré-selecionadas se apresentarão ao vivo para um novo corpo de jurados em evento aberto ao público que acontecerá no dia 24 de julho, integrando a programação do III Festival de Rock Rio Tocantins, edição 2011 (uma realização da PMM, através da Secult, com apoio e organização da LIBROM) que acontecerá na Orla do Rio Tocantins de Marabá, nos dias 22 e 23 de julho.
Inscrições - podem se inscrever nas seletivas todas as bandas da região Sudeste do Pará (Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Xinguara, Redenção, Tucuruí, Novo Repartimento e Rondon do Pará) e que possuam trabalhos autorais. As inscrições serão realizadas no período de 20 de junho a 10 de julho de 2011 até as 23h59, através das seguinte etapas: 1º Etapa - Cadastrando-se no site da produtora www.serasgum.com.br ou atualizando o perfil no site da Conexão VIVO www.conexaovivo.com.br, incluindo as seguintes informações: (Release atualizado / Influências da Banda / Integrantes e seus respectivos instrumentos / Estilo(s) que a banda permeia / No mínimo uma música autoral gravada / Foto da banda). Daí a duas bandas selecionadas sobem ao palco do maior Festival de Música da Região Norte, que é o Festival Se Rasgum.  Maiores informações no www.serasgum.com.br ou via Twitter @SeRasgum ou com a equipe do Blogger 'Cultura em Movimento' no @CultMov  e no Facebook.

Após as apresentações dos concorrentes das Seletivas Se Rasgum acontece show de uma banda de nome regional / nacional. Entre as articulações muitos nomes da cena musical paraense já foram cotados, aguardamos a confirmação das bandas. As Seletivas Se Rasgum tem uma parceria muito grande com toda a equipe do 'Casarão' (Coletivo Cultura de Belém) tendo a frente o nosso amigo Juca Culatra em representação a toda a equipe do Circuito Fora do Eixo Nacional. Daí já deu pra sentir a pressão!!!  Entre outras atividades planejadas ou para a Seletivas Se Rasgum / Rock Rio Tocantins, ou para o FECAM ou quem sabe no Conexão VIVO em Marabá é a vinda da Exposição sobre a história da Música Paraense organizada pela equipe do Projeto 'Música Paraense.Org' e quem sabe uma edição do projeto 'Baile Tropical' que já extrapolou os limites de Belém e agora ganha o Brasil e o mundo com suas batidas eletrizantes.

Cultura em Movimento!!! @CultMov

LAB Cine em Homenagem à PC Reis no Pebas



Em homenagem ao nosso querido PC Reis, o cineclube exibe nesta quarta-feira 15/06 a partir das 19:30h, um filme de Luiz Villaça O CONTADOR DE HISTÓRIAS, um filme baseado em fatos reais da Vida de Roberto Carlos Ramos, um homem que escreveu sua história contando muitas outras.

A Sessão desta quarta é exclusivamente em homenagem ao nosso amigo e fonte eterna de inspiração literária Pedro Cláudio de Moura Reis, o nosso Forrest Gump, o nosso contador de causos, o nosso escritor, o nosso cronista, o nosso contador de estórias e histórias, O NOSSO PC.Grazie PC, Grazie!!

O contador de histórias

Baseado em fatos reais – 105 min 
Classificação: 12 anos
Sinopse: Belo Horizonte, fim da década de 70. Aos 6 anos, Roberto Carlos Ramos já demonstra enorme talento para contar histórias. Caçula de dez irmãos e morador de favela, é o escolhido por sua mãe para ir viver numa nova instituição anunciada pelo governo como uma oportunidade para aqueles que viviam na pobreza.

Serviço
Onde: Câmara Municipal de Parauapebas
Horário: a partir das 19h
Realização: Labirinto Cinema Clube
Parceria: Câmara Municipal de Vereadores e ABCOM
Entrada Gratuita

Fonte: LAB Cine em www.labirintocinemaclube.com.br 

Cultura em Movimento!!! @CultMov

terça-feira, 14 de junho de 2011

Corrida | Miss ECO | Festival Jeca Tatu

1º Circuito de Corridas da OAB / Pa - Etapa Marabá - acontece no próximo dia 19 de junho (domingo) nas ruas da cidade de Marabá com a categoria corrida. A Ordem dos Advogados do Brasil - Secção do pará - realiza a atividade nas cidades de Belém, Paragominas, Santarém, Ananindeua e também em Marabá. Com o propósito de ressaltar a questão do esporte e da prática do atletismo a atividade está integrada nas ações da OAB, além da formação de novos atletas em cada cidade que a atividade acontecer.  Esta é a terceira etapa que acontece com um percurso de 5 km. As provas acabam por fazer parte do calendário estadual de atletismo e serão arbitradas de acordo  com as regras que regem esse esporte. As inscrições podem ser feitas pela internet no site www.oabpa.org.br
Fonte: www.jusbrasil.com.br 
VI Festival Jeca-Tatu em Parauapebas - Aconteceu na semana passada (de 25 a 29 de junho) a sexta edição do Festival Jeca Tatu na cidade de Parauapebas. O festival é um parceria construída entre a Prefeitura Municipal e  Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas - Lia Jupe. A atividade agrega todos os valores da cultura caipira, com a participação de muitas quadrilhas, apresentações musicais, exposições e homenagens. Nesta edição houve uma grande homenagem ao Luiz Gonzaga o 'Rei do Baião' e uma exposição sobre o músico Jackson do Pandeiro. O nosso amigo e parceiro de Marabá Afonso Camargo (Diretor de Cultura de Parauapebas) fez um saldo positivo da atividade desse ano. Uma realidade diferente do vivido em Marabá, por aqui o que presenciamos é uma briga entre os grupos culturais (quadrilhas) e a não organização em torno de uma associação ou agremiação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário