segunda-feira, 13 de junho de 2011

Projeto Curta em Circuito Apresenta Novos Cursos para Marabá

*Por: Jairon Gomes (Produtor Cultural / Colaborador)


Na última semana (nos dias 01, 02 e 03 de junho) a cidade de Marabá recebeu a visita do produtor cultural André Morbach (Belém) do Projeto Curta em Circuito. A vinda à cidade foi em função das articulações estabelecidas por aqui, afim de que aconteça o segundo ciclo de oficinas do Projeto Curta em Circuito - que trabalha com módulos de oficinas de audiovisual e cinema. Nos anos de 2009 / 2010 Marabá juntamente com outras cidades da Região Norte (Marabá, Belém, Manaus e Santarém) foram algumas das cidades contempladas com esse projeto. No primeiro ciclo aconteceram oficinas de 'Elaboração de Roteiro' / 'Fotografia' / 'Direção' / 'Preparação de Atores' explica André Morbach, já para o segundo ciclo o projeto prevê a realização de mais seis módulos com temáticas diferenciadas das anteriores e todas relacionadas ao universo cinematográfico. O projeto é desenvolvido pela BCB (Barba, Cabelo e Bigode)  Produções.

O 'Curta em Circuito' em Marabá fechou parceria com a Secretária Municipal de Cultura, que na pessoa do secretário abraçou a idéia e se coloca como parceiro local, além dos acenos positivos da prefeitura local. O produtor cultural, Jairon Gomes do Blogger 'Cultura em Movimento' fica na responsabilidade de ser o produtor local, realizando todo o trabalho de articulação cultural com os atores presentes (escolas, universidades, pontos de cultura, produtores e agências de publicidade) para que as oficinas possam acontecer da melhor forma possível. A Galeria de Arte Vitória Barros continua sendo o local da realização das oficinas, assim como nas que aconteceram no último módulo. Em entrevista concedida ao blogger André Morbach fala um pouco mais do que será essa nova etapa do Projeto Curta em Circuito em Marabá. 



@CultMov -   Pra quem ainda não sabe explique o que é o Projeto Curta em Circuito.

A.Morbach - Olha a gente tá levando o 'Curta' pra Belém, Marabá, Santarém e Manaus, o 'Curta' já passou também por Cachoeira do Arari que fica na região do Marajó. A gente tá tentando pegar esse pólos dentro da Amazônia, porque Marabá é um pólo dessa região. Agora nós queremos também levar o 'Curta' para Parauapebas também, devido já ser uma cidade de grande destaque na cena do audiovisual na região. 

@CultMov - Em linhas gerais qual balanço você faz da passagem do primeiro ciclo do projeto 'Curta em Circuito' por Marabá e outras cidades contempladas.

A.Morbach - O primeiro ciclo do projeto Curta em Circuito aconteceu exatamente em Belém, Marabá, Santarém, Cachoeira do Arari e Manaus. Belém com todas as oficinas, Cachoeira do Arari só com 'Roteiro',  Marabá todas as quatro oficinas, Santarém as quatro oficinas e Manaus só foi a de "Direção' e de 'Fotografia'. Esse primeiro ciclo das oficinas do Curta em Circuito foi uma escola pra gente assim. Foi o piloto do Curta em Circuito, deu pra gente aprender bem como funciona... analisar a realidade de cada cidade, cada cidade tem uma realidade muito diferente, muito particular, suas histórias, suas referências bem particulares. A mesmo oficina ela acontece em diferentes cidades se apresentando também de diferentes formas, por conta dessas particularidades mencionadas. Apesar de ser a mesma oficina os desdobramentos são outros. Isso é muito discutido com cada oficineiro que participa dos módulos das oficinas, onde repassamos instruções para cada um informando das diferentes realidades encontradas em cada local onde se apresenta o 'Curta em Circuito'. O projeto ele se adapta a realidade de cada região.


Adriano Barroso em oficina em Marabá / Janeiro 2011
@CultMov - E quais as perspectivas para esse segundo ciclo do 'Curta em Circuito' e quais oficinas vão vir para Marabá?

A.Morbach - Esse segundo ciclo ele é uma continuidade do primeiro, nos optamos por não repetir os módulos, até por que as oficinas acontecem nas mesmas cidades. Nós queremos que os alunos do primeiro ciclo dêem continuidade e que novos alunos apareçam também. Nós começamos em junho com a oficina de 'Linguagem Cinematográfica' com Vladimir Cunha, depois vêm uma oficina sobre 'Tecnologia' que ainda estamos cotando com o Gustavo Godinho, então em seguida vêm 'Captação de Áudio', 'Edição' e "Finalização' todo o processo de elaboração do filme  do início até o fim, além de 'Produção Executiva', são seis módulos, ainda não há todas as oficinas fixas, quando nos pensamos o projeto, pensamos de uma forma que ele é dividido em módulos que funciona seqüencialmente, mas que pode funcionar também separadamente, dependendo de cada habilidade. Você pode assistir e participar isoladamente. Com relação os especialistas que ministram as oficinas, sempre buscamos levar pessoas que realmente têm prática, que estejam produzindo na área do audiovisual, com o caráter de qualidade primado. 

Doc. Brega SA produzido por Vladimir Cunha e Gustavo Godinho
@CultMov - O projeto 'Curta em Circuito' possui um caráter bem educativo, e isso é perceptível desde o primeiro ciclo, agora nessa nova etapa observamos mudanças, como a valorização do Produtor Local / Produção Local, explique mais sobre essa questão. 

A.Morbach - É isso é um ponto fundamental da segunda etapa do Curta em Circuito, que é justamente isso o 'Produtor Local'. Com o primeiro ciclo nos percebemos o seguinte, é muito mais interessante você trabalhar com uma pessoa que seja da região, que seja da cidade, pois ela conhece tudo a história da região, a realidade, enfim... então não tem por que eu trazer um produtor de fora para realizar essa atividade, é unir as regiões acabando com esse bairrismo, poxa nos fomos para Manaus, longe de Belém e a gente foi muito bem aceito, pois teve esse trabalho do produtor local que soube muito bem articular essas duas realidades.

Cultura em Movimento!!! @CultMov

Wladimir Cunha (Doc. Brega SA)


Dirigido por Gustavo Godinho e Vladimir Cunha, Brega S/A é um mergulho no mundo do tecnobrega paraense.

Longe das gravadoras e distante da cultura ’sulista’, o ritmo originario da periferia de Belém criou sua própria indústria de produção e distribuição de música, incluindo programas de TV, estúdios caseiros, letras sensuais, shows e pirataria. Muito bem retratado no vi

Nenhum comentário:

Postar um comentário