segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cultura, Arte e Meio Ambiente a Serviço da Educação

* Por: Ederson Oliveira (Jornalista / Colaborador)
Imagem Ilustrativa - Máscaras Africanas
A Escola Estadual de Jovens e Adultos, Tereza Donato de Araújo, na Agrópolis do Incra, realizou na última semana uma grande Feira ambiental. O objetivo é despertar, em seus alunos, o interesse pela cultura, arte e preservação do meio ambiente. A diretora da escola Kátia Maria, conta que o evento, promovido em parceria com a 4ª Unidade Regional de Ensino, realizou inúmeras palestras sobre educação ambiental. Tratando de temos importantes para a sociedade, como o reaproveitamento da água potável, além de oficinas de reciclagem de materiais alternativos e atividades artísticas culturais.

A oficina de reciclagem, que contou com a participação da professora Meirian Amorim, teve como objetivo sensibilizar a comunidade estudantil para o reaproveitamento de materiais alternativos que, descartado e jogado no lixo, prejudicam o ecossistema regional. É o que explica o professor José de Carvalho Araújo Júnior. 'Reciclar hoje é fundamental. Pois, é através desse ato tão simples, que estamos ajudando a preservar o nosso planeta, deixando-o em melhores condições para as futuras gerações', atesta o estudante Péricles José Lima. 

Oficinas de Artes - Dentre as atividades artísticas e culturais realizadas, a que mais chamou atenção e despertou o interesse dos alunos, foi a oficina de esculturas e máscaras. Nela, foram utilizados, como matéria-prima, produtos descartáveis, como papel reciclado, vidros e cascas de coco e cupuaçu, que deram forma a diversos objetos, como máscaras africanas e esculturas que retratam a cultura popular brasileira. 'Pensei que fazer arte era muito difícil. Mas, no decorrer da oficina, percebi que basta ter força de vontade e, principalmente, determinação para alcançar um bom resultado. A partir dessa experiência, comecei a recomendar aos meus amigos que pratiquem atividades artísticas e culturais' comenta o estudante Hernades Barroso. 'Ministrar essa oficina para jovens e adultos foi uma experiência bastante transformadora em minha vida. Pois, foi possível perceber que os alunos sempre iam além do que era solicitado. Tenho certeza que a Arte atingiu suas almas e alimentou seus espíritos. O que pôde facilmente ser percebido através dos belíssimos trabalhos produzidos', afirma a instrutora da oficina Helena Borges.

Cultura em Movimento!!! @CultMov

Nenhum comentário:

Postar um comentário