terça-feira, 24 de maio de 2011

Movimentos Culturais se unem em prol da lei cultura viva
Manifestar apoio ao Programa Federal Cultura Viva em vigor desde 2004, tornando-o uma política de Estado e não de Governo. É um dos objetivos do movimentos culturais de marabá e região, que encabeçados pelo Ponto de Cultura Galpão de Artes de Marabá, Biblioteca Comunitária Hozana Lopes de Abreu, Galeria Vitória Barros e Tallentus Amazônia, realizam hoje na Câmara Municipal de Marabá um grande Ato Público em Defesa da Cultura Viva!
O objetivo do ato que esta sendo realizado desde ontem 18 de abril em centenas cidades do país, é mostrar sobre a importância continuidade deste programa que vem democratizando o acesso a cultura em nosso país. As ações do programa hoje estão presente em todos os estados brasileiros e alcança uma população estimada em oito milhões de pessoas, entre os integrantes do projeto e a comunidade envolvida nas atividades.
Segundo Deíze Botelho uma das diretoras do GAM, já tramitam no Congresso Nacional 03 projetos de lei que tem como objetivo a consolidação do programa em todo Território Nacional. Deize Ainda ressalta que durante o evento na câmara além de esclarecimentos sobre o projeto de lei, irão acontecer apresentações artísticas e culturais, divulgação da Carta Aberta à sociedade marabaense e o recolhimento de assinaturas para o abaixo-assinado pela aprovação da lei, que também pode ser assinado eletronicamente através do site do Gam: www.gamemrede.wordpress.com
Cultura Viva
O programa nasceu em 2004 para estimular e fortalecer no corpo do país uma rede de criação e gestão cultural, tendo como base os Pontos de Cultura selecionados por meio de editais públicos, criado pelo do Ministério da Cultura. O programa que não determina ou impõem ações e condutas, estimula a criatividade regional, propiciando o resgate da cidadania pelo reconhecimento da importância da cultura produzida em cada localidade.
Jornalista Responsável
Ederson Oliveira – DRT 1755/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário