segunda-feira, 16 de maio de 2011

Juliana Sinimbú em Parauapebas e Festa na UFPA Marabá

sexta-feira, 13 de maio de 2011, 17:52:00 | jotagomes023@hotmail.com (jairon gomes)Ir para artigo inteiro
Juliana Simbú se apresenta em Parauapebas dia 17 Maio
Sinimbú em Parauapebas - a equipe de comunicação (Planet) do Shopping que vai inaugurar recentemente na cidade de Parauapebas, anunciou hoje, que, quem vai abrilhantar o coquetel de lançamento do empreendimento (dia 17 Maio) é a toda power Juliana Sinimbú (@julianasinimbu). A jovem vem muito bem representando a boa safra da música Popular Paraense. Com um estilo próprio, Juliana iniciou a sua trajetória em 2006, como informa a jornalista Sandra Bispo - responsável pela divulgação do evento. Aos poucos foi se firmando na cena musical da cidade de Belém. Aliado a sua carreira, vem sua  bagagem musical que vai desde marchinhas de carnaval, até o melhor do samba e da bossa nova. Em 2010, Juliana lançou o seu primeiro CD solo, Sonho Bom de Fevereiro, em que gravou música latino americana em variados ritmos como samba, salsa e xote, mesclando canções inéditas de compositores paraenses, regravações de autores consagrados como Arnaldo Antunes e Chico Buarque e ainda estreou como compositora na música que dá nome ao álbum. Uma ótima artista e com toda a certeza um ótimo show. O @CultMov teve a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho da artista na última edição do Festival Se Ragum de música na cidade de Belém em novembro de 2010. Uma pena a apresentação ser em um evento fechado para poucos convidados, o público em geral merece conhecer o seu trabalho. (Ascom Unique Shopping Parauapebas). Imagem. Blog da Joana.

UFPA Festa - Acontece no dia 13 de maio (sexta-feira) mais uma festa promovida pelos alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus de Marabá. Com o tema proposta de 'Aí Delícia...' a festa promete bombar mais uma vez o velho Tapiri do campus. A entrada como sempre é livre e você não paga nada para se divertir. Só o cervejão que é cobrado alguns dinheiros para ajudar a turma que promove a festa - ou seja, para caixinha da formatura. Divulgue e se jogue por lá!!! 


Cultura em Movimento!!!

Parauapebas Ganha Salas de Cinema com Inauguração de Shopping

sexta-feira, 13 de maio de 2011, 17:51:59 | jotagomes023@hotmail.com (jairon gomes)Ir para artigo inteiro


Thor em cartaz na estreia do Cinema

A região Sul e Sudeste do Pará agora terá mais um atrativo cultural. No dia 18 de maio, próxima semana, o Unique Shopping abre suas portas ao público trazendo as primeiras salas comerciais de cinema da região. Serão quatro salas, todas com exibição em formato stadium, um design que permite a visão total da tela; som e imagem Dolby System; capacidade para pouco mais de 100 pessoas em cada uma das salas, sendo uma delas com tecnologia 3D. Elas serão instaladas pelo Circuito Cinemas no shopping representando mais uma alternativa de cultura e lazer.
Em breve em cartaz RIO
Para Humberto Ruivo, um dos diretores do Circuito Cinemas, a parceria com o Unique Shopping objetiva levar entretenimento, cultura e lazer a essa região. “Estamos instalados em um Shopping moderno, aconchegante, com muitas opções de compras e com uma praça de alimentação, onde não poderia faltar salas de cinema de última geração”, declarou Humberto.
Filme 3D – Em sua primeira sessão o Circuito Cinemas exibirá o lançamento Thor, na sala 3D. O filme conta a história do super herói dos  quadrinhos que como castigo é enviado a Terra por seu pai Odin (Anthony Hopkins) e é forçado a viver entre os mortais.

Sessão Social – Nas tardes dos dias 18 e 19 de maio, o cinema vai exibir sessões especiais para as crianças do Projeto de Inclusão Social de Parauapebas (Pipa), que atende estudantes da rede municipal de ensino, com a exibição do filme Rio. Situado na magnífica cidade do Rio de Janeiro e nas florestas exuberantes do Brasil, a aventura-comédia conta a história de Blu, uma Arara Azul rara que pensa que é a última de sua espécie.

 Com texto de: Sandra Bispo / Assessoria de Comunicação.

Cultura em Movimento!!!

I Edição do Coletivo Poeira Rock Marabá e 1 Ano do Blog 'Cultura em Movimento'

quarta-feira, 11 de maio de 2011, 20:18:05 | jotagomes023@hotmail.com (jairon gomes)Ir para artigo inteiro
Com objetivo de promover a divulgação, intercâmbio e a circulação das bandas de rock do interior do estado. Foi criado recentemente o “Coletivo Poeira Rock” que reúne bandas de várias cidades da região, que iram se apresentar em Marabá no dia 14 de maio na Universidade do Estado do Pará – UEPA. “O coletivo tem como principal características reúne bandas (da região da Transamazônica) que tenham no mínimo 80% do seu repertório autoral, estimulando assim a produção artística regional”  assim afirma um dos integrantes do coletivo Antônio Metal que é vocalista e guitarrista da Banda de Rock Prima-Matéria.   
Integrantes do Coletivo Poeira Rock
Em sua primeira edição em Marabá, o coletivo ira trazer bandas que vem participando de circuitos musicais no interior do estado, como no último realizado em Tucuruí bastante elogiado pela critica musical. BandasParticiparão do evento as bandas 16 Bits de Novo Repartimento que tem em como seu repertório o Pop Rock urbano; Teatro de Kimera de Marabá com um Pop Rock alternativo; Prima-Matéria de Marabá com Rock Alternativo e música eletrônica e BelzeBlues de Marabá com um repertório instrumental bastante diversificado. Além da participação dos Djs Poeira tocando o melhor do Rocker e os clássicos Retrô '70, '80 e '90.
De acordo com Geraldo Rocha da banda BelzeBlues mais conhecido como Capilé, as apresentações musicais com repertório mais autoral por parte das bandas da nossa região, ira oportunizar um maior reconhecimento do trabalho musical que vem sendo produzido. Uma das atrações do atividade será a Banda “Sincera” de Belém, uma das que mais circula no interior do estado e que já possui um grande reconhecimento no cenário musical paraense e nacional. “É fundamental para uma banda hoje em dia viajar e conhecer o seu público, e o Sincera tem optado por circular no interior pela facilidade e pelo público que é simplesmente sensacional onde quer que seja” afirma João Lemos vocalista da banda.

Segundo Tobias de Tarso músico é  também um dos organizadores do evento, a idéia do coletivo poeira não é só reunir bandas de rock, mais sim de diversas linguagens musicais que tenham como foco um repertorio mais autoral.
Aniversário do Blog Na oportunidade do evento será comemorado o aniversário de 01 ano do blog Cultura em Movimento, que muito tem contribuindo para a disseminação da cultura regional. Jairon Gomes em articulação com a equipe do Poeira Rock - decidiram por comemorar o aniversário do blog em meio a primeira edição do coletivo em Marabá. Acreditamos que esse movimento que é o da cadeia produtiva da música é muito amplo, ele passa pela realização do festival, indo por outros caminho como o da comunicação (daí a parceria com o blog), novas mídias, comercialização da música, qualificação dos músicos, produção musical, marketing musical, enfim um universo de tamanha grandeza que aos poucos vamos construindo coletivamente, informa Jairon Gomes - Cultura em Movimento. 

 Serviço: I Coletivo Poeira Rock Marabá, que será realizado no dia 14 de maio a partir das 21:00 horas na Universidade Estadual do Pará (UEPA), Novo Horizonte. Entrada simbólica R$ 5,00. Informações www:coletivopoeira.blogspot.com . Mais informações sobre a banda Sincera no myspace em myspace.com/sincerarock veja vídeos e música da banda que se apresenta em Marabá no dia 14 de maio.

 De acordo com a organização do festival, o primeiro passo depois da realização da primeira edição será a organização de uma reunião com todos os integrantes do coletivo para começar as articulações para a próxima edição, trabalhando sempre nesse sentido coletivo, com um dialogo amplo com outros segmentos das artes (música, dança, performance, palestras, cinema, cineclubes, Djs, Oficinas) além de abarcar outros segmentos musicais de qualidade dentro do movimento. 
            
Texto: Ederson Oliveira e adaptações de Jairon Gomes;
Cultura em Movimento!!!

Exposição 'Formas' do Artista Plástico Afonso Camargo (Parauapebas) na Galeria de Arte Vitória Barros - Marabá

quarta-feira, 11 de maio de 2011, 16:07:12 | jotagomes023@hotmail.com (jairon gomes)Ir para artigo inteiro
A Galeria de Arte Vitória Barros convida você para participar da abertura da Exposição 'Formas' do artista plástico de Parauapebas - Afonso Camargo - no dia 20 de Maio (sexta-feira) na própria Galeria de Arte. Av. Itacaiúnas, 1519 - Novo Horizonte - Marabá / Pará.

Mais informações no (94) 3324-1258, ou no Blog em galeriavb.blogspot.com ou no Twitter em @galeriaVB. 

Conceito: Como regra geral forma é a constituição do senso crítico (empírico), daquilo que vemos e a idealização de um processo mental (pensar e refletir) para dissociar a idéia do conteúdo e do significado. 

Fonte: Arbitrariedade do. Sígno. (Saussure) / Para o artista: Forma é nada mais que o efeito sendo feito ali no momento da construção da pintura, é o processo em suas várias formas em fazer a forma.

Biografia de Anfonso Camargo
Afonso José da Silva Camargo nasceu na cidade de Santarém-PA, em 16 de novembro de 1969, vindo de uma família de artista, Camargo Fona como é conhecido artisticamente, herdou toda técnica e educação para um olhar amazônico de seu pai Pedro Fona. Tem suas produções espalhada além do Brasil, pelos EUA, Europa (Espanha, Portugal e Itália). Em Roma através do convite de D.Roberto Adido Cultural da Itália no Brasil, presenteou através da Comitiva Pastoral do Brasil na Itália uma tela ao Papa Bento XVI, onde retrata o espírito amazônico frente às adversidades da globalização, trabalho este que mais tarde rendera ao Brasil e ao artista uma exposição no Vaticano, o artista expõe constantemente em Ferrara, província de Burana, mantendo assim uma forte ligação de sólida amizade com artistas italianos, no momento desenvolve atividades artísticas e trabalhos voltados para cultura no município de Parauapebas.
Biografia / Continuação
Afonso Jose da Silva Camargo, nasceu na cidade de Santarém em 16 de Novembro de 1969, nascido em berço de artistas, a quem dedica todo a sua produção artística em especial, seu pai, o saudoso Pedro Fona e a senhora Raimunda Camargo, que não mediram esforços na educação desse mocorongo que agora em terras alheias produz e vive de seu talento. Logo cedo teve a oportunidade de seguir para Manaus onde aprimorou suas técnicas em parcerias com outros irmãos. De volta as terras paraenses, este foi convidado a trabalhar na Estatal Vale do Rio Doce, hoje privatizada, desenvolveu em 1993 projetos culturais para as comunidades de assentamento daquela região, recebendo honrarias e menções pelos serviços prestados com crianças e adolescente, projeto este que dedicou por mais de dez anos sendo convidado para ocupar a Coordenadoria de Cultura de Parauapebas, onde desenvolveu como coordenador, projetos voltados para a democratização da cultura e o acesso livre dos produtores locais daquelas regiões aos equipamentos de cultura, trabalho que rendeu ao seu currículo notoriedade junto à comunidade e ao Governo do Estado, sempre preocupado com as questões amazônicas e de sua gente. Afonso Camargo assume a Secretaria Municipal de Cultura, cargo onde permanece até hoje como vice-secretário em suas produções artísticas. Seus trabalhos estão expostos na Itália, Portugal, e Estados Unidos da América dentre outros países sul americanos através dos intercâmbios culturais que o país tem em relação a estes países.

 Na Itália onde sua produção é conhecida e discutida através do serviço pastoral de Dom Roberto na cidade de Ferrara rendeu-lhe uma exposição especial no Vaticano, cuja temática sempre amazônica mostrou a vida simples do homem amazônico frente às adversidades do mundo em transformação globalizante, sua inspiração vem de sua terra, sua gente, gente mocoronga.  Gente mocoronga vem das influências do encontro desses dois gigantes rios Amazonas e Tapajós, vem das matas, dos lagos e igarapés, Vem do interior onde se produz as cuias que ornamentam as casas paraenses e de outros lugares onde nossa cultura ribeirinha alcança, de um tom quase florescente banhado pelo sol de sua terra, saem de suas telas as densas matas e rios cristalizados, palmeiras a balançar sob o doce banzeiro dos rios, sua técnica simples e precisa nos leva a supor que mesmo ausente (de sua terra) o artista jamais esqueceu ou esquecerá suas raízes, para ele todo tempo é tempo para aprender e a natureza nos mostra isso, na sua vida agitada o artista está desenvolvendo outras temáticas como a técnica da velatura na pintura hiper realista, recentemente teve contato com o velaturista Irlei Silva onde aprimorou mais esta técnica e de onde surgiu uma amizade e respeitabilidade por este que hoje é considerado o primeiro artista brasileiro nessa técnica.
O artista Afonso Camargo - Parauapebas

Nas suas exposições pelo país Afonso Camargo apresentou seus trabalhos nos estados do Amazonas, Pernambuco e Bahia, e está com exposição marcada para maio no sul do Pará, começando em Parauapebas onde vive com sua família atualmente, depois numa itinerância a exposição irá para Canaã dos Carajás, Eldorados dos Carajás e Marabá, logo, logo Santarém terá a volta desse mocorongo que pretende firmar exposição e intercambio no meio artístico.Atualmente o artista está empenhado na pesquisa de outras formas de (pigmento Ex: das rochas ( o ferro, bauxita) e outros materiais para a sua produção como é o caso da tela intitulada ”Safo de Lesbo”, a poetiza que utilizou nova técnica de ensino, e que ainda está sob pesquisa. Mas é na simplicidade de materiais como tintas acrílicas que o artista desenvolve seu trabalho maior. Como desenhista participa de várias obras onde leva sua marca como ilustrador. Como escultor idealizou e construiu o “Monumento ao Cidadão”, localizado na Praça da Cidadania em Parauapebas,  este trabalho é dedicado à família, e é neste sentimento familiar que converge toda sua pesquisa e fruição, de sua produção artística , aqui resumida por ele como um sentimento eternamente mocorongo.”...Que saudade a gente sente quando está na terra ausente dá vontade de chorar...” ou ‘...vi em sonhos encantados dois eternos namorados Amazonas e Tapajós, paralelos no caminho disputando seu carinho numa luta tão feroz, ponta negra entre dois rios, teus  suave amarvius  que recordo a soluçar, Santarém fica de fronte e as  catraias fazem pontes ao  trapiche vai  chegar”...
“ter nascido em Santarém é dádiva, morrer nela: é um verdadeiro poema de amor”.
                                         Afonso Camargo Fona

Prêmio Literário IAP e Encontro Rumos à Cidadania Cultural

sexta-feira, 6 de maio de 2011, 23:44:52 | jotagomes023@hotmail.com (jairon gomes)Ir para artigo inteiro
Prêmio Literário no IAP - Nesta última quinta-feira (05 de maio) o Governo do Estado do Pará, através do Instituto de Artes do Pará, lançou o edital 'Prêmio IAP de Artes Literárias 2011', que este ano, se apresenta em cinco categorias: conto, romance, dramaturgia, ensaio e poesia. Os originais de cada participante serão submetidos a uma comissão julgadora, que indicará e premiará os vencedores. O IAP publicará em formato de livro tradicional, até 10 obras, dentro da coleção especial "Edições Culturais", com tiragem de 500 exemplares para cada título, não sendo necessáriamente obrigatória a escolha de até duas obras de cada categoria. (Blog do Airton Souza).


Encontro Rumos à Cidadania Cultural A Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura em conjunto com a Representação Regional Norte/MinC, realizará no dia 10/05/2011, em Belém/PA,  o “Encontro Rumo à Cidadania Cultural. O Encontro é aberto à participação dos diversos segmentos da sociedade - artistas, produtores e gestores, coletivos e grupos do setor cultural, veículos de comunicação e universidades, em especial, participantes dos Programas Cultura Viva e Brasil Plural. O objetivo principal é apresentar as propostas e refletir sobre caminhos para as políticas públicas no campo da cidadania e da diversidade cultural da nova Secretaria – resultado da fusão das Secretarias de Cidadania Cultural (SCC) e Identidade e Diversidade (SID) do Ministério da Cultura.

Os encontros também se propõem a ampliar o diálogo com fóruns e dirigentes de cultura de estados e municípios de todo o país, com objetivo de fortalecer as ações e programas já existentes, repactuar estratégias e iniciar futuras parcerias. Nesse sentido, convidamos para:

PARÁ
a) Reunião com os gestores de cultura, no horário das 15h00 às 17h30 no dia 10/05/2011.  Local: Fonoteca Satiro de Mello da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves – FCPTN.

b) Encontro Rumo à Cidadania Cultural, das 18h30 às 21h00, com a participação dos diversos segmentos da sociedade - artistas, produtores e gestores, coletivos e grupos do setor cultural, veículos de comunicação e universidades, em especial, participantes dos Programas Cultura Viva e Brasil.
Local: Instituto de Arte do Pará – IAP.

A organização da reunião informa que o Encontro Rumo à Cidadania Cultural, que seria realizado no Instituto de Artes do Pará, mudou de local, e agora será realizado às 18h30, no Teatro Estação Gasômetro, localizado na Avenida Governador Magalhães Barata, 830, entre Travessa Quatorze de Abril e Travessa Castelo Branco, Parque da Residência. De Marabá participam do encontro Pontão Pororoca da Cidadania - Deize Botelho (Marabá) / Ponto Aldeia Digital - Jairon Gomes (Parauapebas) / Pontão Abração - Manoela Sousa (ABRA- Núcleo Pará) / Ponto GAM-Rede Carajas de Cooperação Cultural - Antonio Botelho(Marabá) / Ponto FAM - Girlan Silva (Parauapebas).

Cultura em Movimento!!!

RBA Cidadania Marabá - FEMPA - Agenda Bruno Sapulha - Bangaluu A Festa

sexta-feira, 6 de maio de 2011, 21:16:34 | jotagomes023@hotmail.com (jairon gomes)Ir para artigo inteiro
Cidadania - Ação Cidadania na Praça Duque de Caxias - Uma grande ação social vai marcar o aniversário de 17 anos da Rádio FM 91, em Marabá. O evento denominado '91 Cidadania' vai ser realizado no amanhã (sábado / 07 de maio), das 10h às 16h, na Praça Duque de Caxias, no Núcleo Marabá Pioneira. São mais de 30 instituições que participarão do evento, oferecendo serviços gratuitos à comunidade. Além dos serviços, no palco haverá apresentações de bandas e artistas da terra. Para a montagem da estrutura do evento, agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) interditaram hoje sexta-feira (06 maio) a Avenida Getúlio Vargas, no cruzamento com a Marechal Deodoro (Orla). Já agora no período da noite será interditada a Avenida Getúlio Vargas com a 05 de Abril, e a rua Noberto de Melo, com a travessa Santa Terezinha. Entre os serviços prestados na ação estão orientação de saúde bucal; aferição de pressão arterial; cálculo de índice de massa corporal, com orientação nutricional; orientação sobre DST e Aids, com distribuição de camisinhas; teste de glicemia; emissão de Carteira do Trabalhador; emissão de Certidão de Nascimento; emissão de CPF; emissão de Carteira de Identidade, entre outros serviços. Entre as apresentações culturais o roteiro segue essa cronologia de apresentações: 10h Banda Municipal (Cine Marrocos) / 10:30 Banda do Exército / 11h Furacão Mirim / 11:30 Quadrilha Amor Perfeito / 14h Júlio Cesar e Edgar / 14:30 Banda Black Jr / 15:20 Studio de Dança Flávio Fernandes / 15:50 Cia de Dança Yaguara. (Ascom FM 91)

Material da última edição do Fempa
FEMPA - A cidade de Parauapebas começa os seus preparativos para mais uma edição do Festival da Canção de Parauapebas. A atividade é uma ação da Secretaria Municipal de Cultura deste municipio e começam as suas inscrições a partir de junho. O V Festival de Música de Parauapebas acontece de 08 a 10 de setembro próximo. Mais informações sobre o evento você pode saber seguindo o festival no twitter em @FEMPA.  

Agenda Bruno Sapulha - MPB, Chorinho, Samba Acústico e outros Clássicos da Boa Música podem ser ouvidos ao som do jovem cantor Bruno Sapulho. Isso mesmo, esse nome inusitado, que é um apelido de infância / adolescência é o nome que o artista leva consigo. Há pouco tempo cantando na noite marabaense, o rapaz já conquistou o seu público, e espaços da noite / música de Marabá. Você que tá afim de conhecer um pouco mais sobre a agenda de Bruno, o Blog 'Cultura em Movimento' informa os locais. Segunda (Bar Boteco) na Orla do Rio Tocantins - Velha Marabá / Quinta (It's Pizza Cone) VP8, Folha 32 - Nova Marabá e Domingo (Chaplin Bar - 18h / Orla do Rio Tocantins) e (Toca do Manduquinha - 20h). Então agora é só conferir de perto a boa música brasileira.    

Bangaluu - A Festa
Cultura em Movimento!!!

Jota Quest (Araguaína) / Metheoro / RBA / Corrida do Aço

sexta-feira, 6 de maio de 2011, 09:19:16 | jotagomes023@hotmail.com (jairon gomes)Ir para artigo inteiro
Jota Quest - A banda de Pop Rock mineira Jota Quest em comemoração aos seus 15 Anos na Moral - circula o país em uma mega turnê que vai passar por quase todos os estados do país. Entre o lugares contemplados com o show de Rogério Flausino e sua trupe está a cidade de Araguaína (TO), no dia 13 de maio (sexta-feira). A apresentação acontece no estacionamento do estádio Mirandão - local onde sempre acontecem os shows de grande porte na cidade.  A banda deve apresentar um resume de toda a sua carreira ao longo desses 15 anos de puro sucesso. Com um estilo todo black power e inspirados e ícones da música blues / black / soul americana e brasileira a banda logo conquistou o público brasileiro, que com o tempo foi o suficiente para encontrar o caminho para o sucesso.  Com uma discografia básica em: Quinze (2011) / Dias Mejores (2010) / La Plata (2008) / Até Onde Vai (2005) / Bootlegs (2005) edição especial / MTV Ao Vivo (2003) / Discotecagem Pop Variada (2001) / Oxigênio (2000) / De Volta ao Planeta (1998) / Jota Quest (1996) Melhor álbum da banda. 
Agenda Metheoro - A cena musical local aos poucos vai se modificando e ganhando novos rumos na cidade de Marabá. Prova disso é o concorrido circuito de apresentações de bandas de pop / rock / mpb nos principais bares e restaurantes. Uma galera jovem, que trabalha com música e vive de seu trabalho. Banda de garagem, que devagar estão se inserindo no mercado fonográfico local. Prova disso é a existência da LIBROM - Liga das Bandas de Rock de Marabá e do Coletivo Poeira Rock. O blog 'Cultura em Movimento' antenado a esse movimento, vai aos poucos apresentando a você leitor a agenda dessas bandas e em breve apresentaremos perfis dos grupos. Confira a agenda de shows / apresentações da banda de pop/rock marabaense Metheoro. Segunda (Cantão - Praça da Cidade Nova) - Quarta (Prediletto - Orla do Rio Tocantins / Velha Marabá) - Sexta (Cantão - Praça da Cidade Nova) e Sábado (Luan Duanni Acústico) na Cia Paulista de Pizza (Nova Marabá). Então é só acompanhar a agenda e seguir os meninos em suas apresentações pela cidade. Maiores informações via twitter com @steniobass.  

Festival de Música da RBA - A RBA Marabá deve organizar em julho, nos dias 12, 13, 14 e 15 um Festival de Música na cidade. Em consonância com a RBA de Belém, os melhores colocados na edição de Marabá (primeiro, segundo e terceiro colocados) têm vaga garantida para apresentações no palco do festival na capital.

Corrida do Aço Sinobras - A empresa Sinobras deve realizar no dia 29 de maio em Marabá a 'Corrida do Aço'. A atividade vai ser na Velha Marabá (bairro histórico da cidade), com o um percurso que vai atingir as ruas Marechal Deodoro (Orla do Rio Tocantins), Silvino Santins, 7 de Junho, Lauro Sodré, Barão do Rio Branco e Travessa 15 de Novembro. As inscrições e informações podem ser obtidas na própria empresa, no departamento de comunicação. 

Cultura em Movimento!!!

Mostra de Vídeo Estudantil e Festival Tendencies Palmas

quinta-feira, 5 de maio de 2011, 00:54:56 | jotagomes023@hotmail.com (jairon gomes)Ir para artigo inteiro
Cine Marrocos Recebe I Mostra de Vídeo Estudantil - Será realizado na próxima sexta feira dia 06 de Maio no período matutino no Centro de Formação Cine Marrocos, a I Mostra de Vídeo Experimental estudantil das escolas municipais de Marabá. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação através do Departamento de Tecnologia Educativa, ira exibir os melhores trabalhos audiovisuais realizados por professores e alunos da rede pública municipal de ensino. A mostra de vídeos teve como tema Cidade, Minutos, Memórias”, com objetivo de divulgar através do audiovisual os aspectos culturais do município, utilizando para isso as novas tecnologias para a preservação da memória regional.


Hila Zoé Neves coordenadora do DTE informa que em sua primeira edição irão participar do evento, trabalhos audiovisuais de 26 escolas públicas do município, que se inscreveram para participar em quatro categorias, que irão receber como premiação aparelhos eletrônicos e jogos educativos. Já para o jornalista Ulisses Pompeu um dos jurados do evento, os trabalhos inscritos na mostra estão com uma qualidade muito boa, sendo reflexo das oficinas de capacitação em audiovisual realizada pelo DTE em parceria com o Instituo Jovem em Rede. Dentre as instituições de ensino que irão participar da mostra competitiva a Escola Judith Gomes Leitão da Marabá Pioneira, envolveu todos os professores da escola para participar do evento. Reflexo este traduzido pela grande produção audiovisual realizada por alunos e professores da instituição, que tiveram que realizar um concurso interno de vídeos para selecionar as melhores produções para participar da mostra.   

8° Tendencies Rock Festival



Acontece nos dias 05, 06, 07, 13 e 14 de Maio a oitava edição do Festival Tendencies na cidade de Palmas - capital do Tocantins. Em sua oitava edição o projeto que já se encontra mais maduro promete arrastar um público ainda mais expressivo. Porkão um dos organizadores da atividade informa que além da participação de público e bandas de todo o estado do Tocantins, espera-se de outras partes do país principalmente dos estados vizinhos como o Pará, Goiás e do Distrito Federal. Com atrações de nacionais de peso, como por exemplo o lendário Marcelo Nova (06 de Maio - Sexta-Feira) e o paraense Wanderley Andrade (13 de Maio - no próximo final de semana). O festival assim como outros palcos do país, assume cada vez mais o caráter plural com relação a questão das apresentações de artistas e ritmos da música brasileira. Para ter mais informações sobre o festival, é só acesso o site http://www.tendenciesrock.com.br/ 

Cultura em Movimento!!!

Dia Internacional da Dança e Aula de Violino na Casa da Cultura

quinta-feira, 5 de maio de 2011, 00:27:25 | jotagomes023@hotmail.com (jairon gomes)Ir para artigo inteiro
Stúdio Flávio Fernandes Comemora Dia Internacional da Dança

A dança há vários anos vem se destacando como uma das linguagens artísticas mais praticadas e atuantes em Marabá. Para homenagear os dançarinos do município e região, o Stúdio de Dança Flávio Fernandes através de apresentações artisticas e culturais comemorou no último domingo 01 de Maio na orla Sebastião Miranda o dia internacional da dança. O Dia da Dança que vem sendo celebrado desde 1982 no dia 29 de abril, foi instituido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos tipos de dança. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno. De acordo com Flávio Fernandes entre os objetivos do dia da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.
Flávio ainda ressalta que a escolha da orla para comemora esta data tão importante, tem como objetivo de valorizar os pontos turisticos do municipio utilizando – os como palcos ao ar livre para apresentações culturais.  
Aulas de Violino na Casa da Cultura

Democratizando o acesso a música instrumental, a escola municipal de música maestro Moisés Araújo da Fundação Casa da Cultura de Marabá – FCCM abriu na última semana inscrições para o curso de violino.
O curso que tem como único pré-requisito que o aluno tenha o seu próprio instrumento, irá proporciona aos participantes uma formação completa incluindo consciência do instrumento (localização de notas e percepção auditiva) notação (leitura de partitura) e técnica (postura, sonoridade, articulação), sempre aplicados ao principal: um repertório estimulante adequado ao gosto e aos objetivos do aluno. Centrado na tradição erudita, o curso também propicia a exploração de outros universos, utilizando os vários métodos existentes e também atividades criadas especialmente para cada alunoDe acordo com a professora Julia Lino serão oferecidos gratuitamente 30 vagas para todas as idades, distribuídas nos turnos matutino e vespertino para aqueles que queriam aprender a manusear um dos instrumentos musicais mais belos e sonoros. Serviço: A Fundação Casa da Cultura fica localizada, na folha 31 Quadra Especial, Lote 01 – Nova Marabá, mais informações pelos fones 3322-2315/33224176.  

Texto: Ederson Oliveira (Correio do Tocantins / Pirucaba); 
Cultura em Movimento!!!

Artistas Plásticos / Visuais Elegem Nova Diretoria

quarta-feira, 4 de maio de 2011, 23:43:24 | jotagomes023@hotmail.com (jairon gomes)Ir para artigo inteiro
Membros da Nova Diretoria da ARMA
Associação dos Artistas Plásticos de Marabá – ARMA, uma das entidades culturais mais atuantes do município, elegeu na última semana sua nova diretoria que tem como novo presidente o artista visual Edmilson Gomes. Com uma diretoria bastante renovada Edmilson Gomes que é sócio fundador da instituição, possui em seu currículo uma vasta experiência artística tendo já participado de grandes salões de artes no estado.

A nova gestão da associação pretende continuar o trabalho da gestão anterior que teve como presidente o artista plástico Marcone Moreira, que durante o seu mandato se preocupou com a capacitação dos associados e a disseminação da produção artística local. De acordo com Edmilson Gomes além de dar continuidade aos projetos que vinham sendo desenvolvido pela entidade, o mesmo pretende mapear novos artistas para fazerem parte da associação, fortalecendo assim o trabalho que será realizado em sua gestão.

Edmilson ainda ressalta que já esta estudando novos projetos a serem implantados no município, que tem como objetivo aproximar a sociedade marabaense para conhecer ainda mais a produção artística visual local que faz muito sucesso fora de Marabá. Fazem parte da nova diretoria da ARMA: Presidente: Edmilson Gomes; Vice-Presidente: Arilson Barros; Secretário: Jairon Barbosa: Tesoureiro: Marcone Moreira; Conselheiros: Gabriel dos Reis, Domingos Nunes, Samir Raoni e Afonso Camargo.

Texto: Ederson Oliveira (Correio do Tocantins / Pirucaba) - Colaboração com o Cultura em Movimento;

Cultura em Movimento!!!

Confira a Programação de Hoje do Projeto 'CURTAS de MAIO' em Parauapebas

quarta-feira, 4 de maio de 2011, 15:58:29 | jotagomes023@hotmail.com (jairon gomes)Ir para artigo inteiro
Iniciando a programação CURTAS DE MAIO, o cineclube exibe hoje 3 curtas, uma ficção e dois doc’s, todos trazem à tona assuntos questões que refletem em nosso dia-a-dia, como a memória do local em que vivemos, a violência e a transformação social que ela causa, e finalizando a sessão temos um curta doc que passeia pela vida de pessoas idosas e mostra, que sim, é possível ter uma qualidade de vida na terceira idade. Após exibição debate com o público e convidados.

Programa - Quarta 04-05-2011

Terminal de Lembranças
Direção: Gleydsson Nunes
Doc – 20 min – Classificação: 12 anos
Sinopse: Numa cidade que nasceu capital (Palmas – TO), e tinha pressa de transformação, lugares surgiam e desapareciam, era o novo sucedendo o velho. Destino diferente teve o Centro Comercial Popular de Palmas, o lugar desapareceu... E as pessoas, e as histórias?

Deus-Arma
Direção: Johil Carvalho e Sérgio Lacerda
Ficção – 12 min – Classificação: 14 anos
Sinopse: Um adolescente vítima da violência, procura uma forma de se vingar e limpar sua honra. Mas a posse ilegal de uma arma pode mudar completamente o rumo da sua vida. Agora ele está numa encruzilhada na qual seus valores são questionados e o tempo é escasso para decidir.

Homem Centenário
Direção: Andrea Pasquini
Doc – 15 Min – Classificação: Livre
Sinopse: é uma sensível reflexão sobre a longevidade.

Serviço
Onde: Câmara Municipal de Parauapebas
Horário: a partir das 19h
Realização: Labirinto Cinema Clube
Parceria: Câmara Municipal de Vereadores e ABCOM
Entrada Gratuita

Informações por: Labirinto Cinemaclube 
Cultura em Movimento!!!

Jogos | Rondon | Oficinas na Biblioteca

quarta-feira, 4 de maio de 2011, 13:31:39 | jotagomes023@hotmail.com (jairon gomes)Ir para artigo inteiro
Jogos Estudantis - A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em uso do seu Departamento de Educação Fisica organiza durante essa semana a os Jogos Estudantis de Marabaense - JEMS. A abertura foi no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso (Folha 16) - ontem (03 de maio) no período da tarde. O espaço ficou repleto de jovens estudantes, que durante os próximos dias devem disputar em várias modalidades o melhor do esporte entre escolas da cidade de Marabá. Os dados informa que 1.850 alunos estão inscritos na atividade.

Rondon do Pará - A cidade comemora 29 Anos de Emancipação e o Blog 'Cultura em Movimento' divulga pra você a programação que rola por lá. 

12/05 (quinta-feira) Show da Banda Araketu;
13/05 (sexta-feira) Show de Lazáro e Banda;
14/05 (sábado) Show de Marionzan Rocha;
15/05 (domingo) Show do Pe. Antônio Maria.
+Gincana Ecológica + Corrida da Liberdade + Passeio Ciclistico

Biblioteca - A Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo preocupada com a questão do livro, literatura e leitura na cidade de Marabá - articula para em breve a realização de duas oficinas neste segmento. Uma parceria da Biblioteca de Marabá com a Biblioteca Arthur Viana (Belém). As oficinas pauta-se na 'Mediação de Leitura' e 'Desenvolvimento de Projetos'. As datas e períodos de inscrições em breve será informado em posts aqui no blog.  

 Cultura em Movimento!!!

Curtas de Maio - Programação do Labirinto Cinemaclube Parauapebas

terça-feira, 3 de maio de 2011, 17:21:59 | jotagomes023@hotmail.com (jairon gomes)Ir para artigo inteiro

Cultura em Movimento!!!

Poeira Rock - Sambô - FECAM 2011

terça-feira, 3 de maio de 2011, 14:50:13 | jotagomes023@hotmail.com (jairon gomes)Ir para artigo inteiro
Poeira Rock

O Coletivo Poeira Rock organiza o primeiro Festival Poeira Rock de Marabá para o próximo dia 14 de Maio (sábado). O local escolhido para o evento é o Campus da Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Marabá, que fica localizado dentro do INCRA - Núcleo Cidade Nova. De acordo com a organização do evento devem se apresentar na primeira edição do festival em Marabá as seguintes bandas: Sincera (banda de Belém /PA), 16 Bits (Da cidade de Novo Repartimento), Prima Matéria, Teatro de Kimera e Belzeblues (essas três de Marabá). Você que se amarra na cultura rocker não pode perder! Participe! O Coletivo Poeira nasceu em torna da promoção, divulgação e fruição a musicalidade rocker das bandas localizadas no estado do Pará (interior). Reunidas no coletivo as bandas vêm realizando o Circuito Transamazônica, que já levou rock a Tucuruí e traz para Marabá um de suas edições. Na oportunidade será o lançamento do EP 'Alice e o Paraíso', da banda Teatro de Kimera e a divulgação do EP (Extremas Possibilidades), da Prima Matéria. Para integrar-se ao Coletivo Poeira a banda precisa ter no mínimo 80% do repertório autoral e gravado. Os interessados podem entrar em contato por meio do www.coletivopoeira.blogspot.com. Aguarde a cobertura completa que o Blog 'Cultura em Movimento' realizará do festival. 

SAMBÔ

Uma roda de amigos, todos músicos profissionais e com a mesma intenção: tocar um samba de primeira, em volta de uma mesa, batendo papo. Assim nasceu o Sambô. Uma mistura de muita experiência profissional e de muita vontade de se divertir. Mas essa mistura não parou por aí. Aproveitando o conhecimento em outros ritmos, principalmente o Rock e o Pop, e as características diferentes de cada um do grupo, surgiu o que o Sambô chama de "Rock-samba". Músicas como "Mercedes Benz" da Janis Joplin, "Rock'n Roll" do Led Zeppelin ou "I feel good" de James Brown, são cantadas por Daniel San (voz e pandeiro) com sua voz característica de rock e acompanhadas por cavaquinho, tan-tan, rebolo...instrumentos típicos de uma verdadeira roda de samba. O Sambô ainda conta com Sudu Lisi na bateria, Ricardo Gama no teclado, Sávio Penha no cavaquinho, Júlio Fejuca na guitarra e banjo, Max Leandro no tan-tan e rebolo e a alegria e o swing de Zé da Paz no pandeiro. Tudo isso misturado com um repertório de samba escolhido a dedo. 

Ontem (02 de maio / segunda-feira) começou a circular nas principais redes sociais, a informação de um show agendado da Banda Sambô (Atração Nacional) na cidade de Marabá. O Blog 'Cultura em Movimento' foi verificar a informação e confirma a realização da produção em nossa cidade, com direito a passagem por Imperatriz (MA). A banda que prima pelo Chorinho / Samba de qualidade, faz uma fusão interessante com músicas de outros ritmos como o Pop / Rock internacional e nacional. Saiba mais sobre a banda no http://www.sambo.com.br/. Tentaremos fazer a cobertura da passagem dos meninos por Marabá. O show acontece na casa noturna Vegas Music, que fica na Orl O Show acontece no dia 14 de maio.a do Rio Tocantins - Velha Marabá. 

Fecam 2011

A Secretaria Municipal de Cultura já anunciou as datas do XVI Festival da Canção de Marabá - FECAM. Acontece no último final de semana do mês de Julho (alta temporada em Marabá) - nos dias 29, 30 e 31 respectivamente. As inscrições para participar começam no dia 05 de maio e as fichas de inscrições podem ser adquiridas na sede da Secretaria Municipal de Cultura (Ginásio da Folha 16 / Nova Marabá) ou no site da Prefeitura de Marabá, ou mesmo no site do festival. Em breve informamos mais detalhes sobre a questão de prazos e premiações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário