terça-feira, 25 de janeiro de 2011

'Cinema Livre' e 'Asas da Liberdade' Participam de Oficinas de Audiovisual em Marabá


Para mostrar que não está para brincadeiras em 2011, o projeto de capacitação audiovisual Curta em Circuito preparou uma grande surpresa para fechar sua primeira temporada com trancas de ouro: o módulo Direção será ministrado por ninguém menos do que Fernando Segtowick, diretor que viu seu curta-metragem “Matinta” arrebatar dois prêmios no Festival de Brasília em 2010.

Última das oficinas de uma primeira série, “Direção” percorrerá três cidades do Pará debaixo do braço de Segtowick, a começar por Marabá, de 28 a 30 de janeiro. Belém terá sua chance nos dias 05 e 06 de fevereiro, por fim encerrando o ciclo de 11 a 13 de fevereiro, em Santarém. Quanto a Segtowick, este promete ensinar um pouco sobre quem manda e como se manda. Experiência para tanto, ele tem.

“Desde 2005, trabalho com oficinas audiovisuais. Daí, inclusive, nasceu um trabalho premiado do IAP, ‘Imagens Cruzadas’ (2005), feito com os alunos e que acabou sendo exibido no Festival Internacional de Curtas de São Paulo. Foi bem legal, acho importante quebrar a barreira de que só dá pra fazer vídeo se for uma grande produção. Não que todo mundo seja um cineasta em potencial, mas é importante que as pessoas tenham acesso, conheçam os mecanismos de uma produção, como um filme é feito”, Segtowick dá uma pista de como serão suas oficinas.

E continua, frisando o caráter social tão peculiar ao projeto Curta em Circuito: “A gente não pode só receber os produtos da TV, por exemplo, sem ter consciência de que aquilo é produzido e manipulado. Sempre levo filmes brasileiros, pra eles verem que não é só Hollywood e novela da Globo. Então, alguns podem produzir, outros podem montar cineclubes, fazer mostras. O audiovisual tem muitas aplicações, que, antes, ficavam só nas mãos dos críticos, mas isso tem que se popularizar”.

SEGTOWICK – Fernando Segtowick é belenense, de 1971. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pará, também estudou cinema na New York Film Academy. Seu primeiro curta, “Dias” (2000) foi o vencedor do prêmio estímulo da Prefeitura de Belém. Em 2004, lançou “Dezembro”, vencedor do prêmio do Ministério da Cultura. Em 2005, realizou o documentário “Imagens Cruzadas”, financiado pela bolsa de criação artística do Instituto de Artes do Pará (IAP). Em 2008, lançou o documentário “Jovens, Tefé, AM”, sobre os jovens da cidade de Tefé e da reserva Mamirauá, ambas no estado do Amazonas. Em 2009, lançou “Matinta”, que recebeu dois prêmios no Festival de Brasília. Seu trabalho foi exibido em vários estados brasileiros e também no exterior.

O Curta em Circuito é patrocinado pela Claro, em uma realização da BCB Produções Culturais e Greenvision Filmes, com apoio institucional do Governo do Pará através da Lei de Incentivo à Cultura Semear. As inscrições para o módulo “Direção” já podem ser feitas, através do e-mail lygiacamara@bcbproducoes.com.br ou do telefone (91) 3229-1106.

Serviço:

Oficinas em Marabá
Data: 28, 29 e 30 de janeiro de 2011
Horário: 9h às 12h / 14h às 18h
Local: Galeria de Arte Vitória Barros – Av. Itacaiunas, 1519 – Novo Horizontte

Oficinas em Belém
Data: 05 e 06 de fevereiro de 2011
Horário: 9h às 12h / 14h às 18h
Local: IAP – Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré

Oficinas em Santarém
Data: 11, 12 e 13 de fevereiro de 2011
Horário: 9h às 12h / 14h às 18h
Local: Casa Brasil – Av. Engenheiro Fernando Guilhon, 125 - Santarenzinho


Fonte: Produtora Barba, Cabelo e Bigode Produções;

Instituto Cultural Hozana Lopes de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário