quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Biblioteca Oferece Oficina de Palhaços e Fantoches

Um dos mais tradicionais grupos de palhaços de Marabá, a Turma do 'SorriZo', do bairro Liberdade, inicia i ano com uma grande novidade para aqueles  que desejam obter uma qualificação profissional na área das artes, com o lançamento da 1ª Escola de Palhaços do município. A iniciativa pretende selecionar e capacitar novos talentos para trabalhar na área de animação na cidade, gerando, assim, emprego e renda para aqueles que queiram seguir na profissão. Para capacitar novos artistas na área, a Turma do 'SorriZo' já conta com aproximadamente 15 palhaços atuantes na cidade, os quais vêm animando festas e eventos.


Turma do 'SorriZo' / Marabá

Dentre os integrantes do grupo, destacam-se os artistas Rafael Ribeiro, com o palhaço 'Bagaço'; Hugo Borges, com o palhaço 'Big Big', Cristino Rodrigues, com o palhaço 'Pipoca' e Lara Borges, com a palhaça 'Chiclete'. Um dos mais novos integrantes da turma e que possui vasta experiência na região é o artista José Valdir, mais conhecido como palhaço 'Espaguete', que há mais de 20 anos dedica sua vida à arte do fazer rir. De acordo com Valdir, a iniciativa de criar uma escola de palhaços em Marabá vem de uma demanda crescente da comunidade, que sempre o procurou para ensinar novos talentos e repassar seus conhecimentos para os jovens do bairro.

Já de acordo com o palhaço 'Pipoca', o grupo também pretende realizar futuramente um curso específico para manipulação de 'Fantoches' que pode ser utilizado como ferramenta pedagógica em sala de aula. Cristiano ainda ressalta que o grupo também estuda a possibilidade da realização de um encontro municipal de atividades lúdicas, estimulando assim de vez a arte e a cultura em nossa região.

Seleção

A partir desta terça-feira, 11 de janeiro, o grupo inicia as inscrições para o processo de seleção dos alunos que irão fazer parte da 1º turma do curso de capacitação profissional para palhaços. De acordo com Lara Borges, coordenadora da Biblioteca Comunitária Hozana Lopes de Abreu onde fica sediada a turma do 'SorriZo', o curso inicia atores e não atores na arte do palhaço, atrvés de uma descoberta de si mesmo. Lara ainda aponta que em alguns meses de curso, o aluno possa identificar o 'o estado de alegria' do palhaço e descobrir em si características que sirvam à arte circense, adquirindo assim noções de ritmo e tempo cômico e assim elaborar alguns números (pequenas cenas) individuais e em dupla.

Serviço:

Os interessados em participar do curso de palhaços da Turma do 'SorriZo', podem fazer as inscrições na Biblioteca Comunitária Hozana Lopes de Abreu, que fica localizada na Av. Paraíso, Quadra 09, Lote 18, Bairro Liberdade. Contato: (94) 9102-7503 / 9162-7371.

Fonte: Jornal 'Correio do Tocantins' / Pirucaba / Ederson Oliveira;
Imagem: Reprodução do site da RBA;
Post por: Jairon Gomes.

Instituto Cultural Hozana Lopes de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário