Rumos Itaú Cultural
O Instituto de Artes Itaú Cultural, maior entidade cultural privada da América Latina, esteve durante o fim de semana em Marabá, mapeando artistas visuais locais para participar de projetos desenvolvidos pela instituição. Representada pela curadora de artes Vânia Leal (Departamento Pedagógico do Salão ARTE PARÁ), a entidade, junto com representantes da Galeria de Arte Vitória Barros e do Galpão de Artes de Marabá (GAM), visitou ateliês de diversos artistas do município, conhecendo assim, a produção plástica desenvolvida em Marabá. Durante sua visita, Vânia Leal realizou duas reuniões com classe artística. Nas quais apresentou a 5ª Edição do Projeto Rumos Artes Visuais, cujo objetivo é incentivar e divulgar a produção de artistas emergentes e atuantes no Brasil, tomando por critérios de seleção a qualidade das obras.
De acordo com Vânia, o projeto, além de investigar a produção de arte contemporânea, irá propiciar os contemplados oportunidade de aprimoramento profissional, por meio de ações de formação, como concessão de bolsas de estudo. Ela afirmou ainda ter ficado muito feliz em saber que, há pouco, a empresa Tallentus Amazônia fez um raio x das artes visuais na região, mapeando cerca de 100 artistas, o que demonstra a importância da região para as artes visuais brasileira. Participação: Poderão participar do projeto, artistas com formação em diversas áreas das artes visuais, que tenham iniciado sua trajetória profissional a partir de 2000, sendo comprovada por participação em exposições. Mais detalhes e inscrição, no site WWW.itaucultural.org.br até o dia 29 de maio.
Entre os lugares visitados por Vânia Leal em companhia de Jairon Gomes (Cultura em Movimento e Galeria de Arte Vitória Barros) - citamos o GAM, Fundação Casa da Cultura de Marabá - Salão de Exposições e Pinacoteca Municipal Pedro Morbach (onde conheceu parte do acervo público), Galeria de Arte Vitória Barros, Ateliê da Lúcia Facury (Bairro Amapá), Biblioteca Orlando Lima Lobo, Toca do Manduquinha, Cabelo Seco, Associação dos Artesões de Marabá Mãos e Artes, Palácio Augusto Dias, Orla do Rio Tocantins, Núcleo de Arte e Educação da UFPA / Campus I e Biblioteca Comunitária Hozana Lopes de Abreu no bairro Liberdade. Vânia Leal propôs a Jairon Gomes a criação de um roteiro turistíco / cultural no blog /site do Rumos Itaú Cultural com todos os pontos visitados e fotografados em sua visita. Aguardamos por mais essa parceria e ação coletiva do 'Cultura em Movimento".
A Biblioteca Comunitária Hozana Lopes de Abreu, juntamente com os meninos do BMX, HipHop e a artísta plástica Lara Borges (Lara Batom) também participaram da reunião do 'Rumos Itaú Cultural' que aconteceu no sábado (19/03) na Galeria de Arte Vitória Barros.
Texto: Ederson Oliveira (Colaborador do Cultura em Movimento) e Jairon Gomes / Jornal Correio do Tocantins – Pirucaba.
Cultura em Movimento!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário