A Biblioteca Comunitária Hozana Lopes de Abreu informa que a demanda pela oficina de 'Palhaço e Artes Circences' - atividade promovida pela biblioteca e que ocorre todos os sábados na Escola Darcy Ribeiro - bairro Liberdade, está atendendo as expectativas dos organizadores. Com a intenção de incentivar a arte circense e a valorização do palhaço, como uma forma artística e lúdica de trabalhar a educação dentro da comunidade, o curso vai aos poucos ganhando o seu formato e tomando espaço no cotidiano da biblioteca comunitária e da comunidade.
Circo e Arte Circense mais perto das escolas e comunidade |
Levar essa arte para a realidade da escola e das familias do bairro é a grande intenção da biblioteca com a promoção da oficina. Os participantes já começam a ensaiar e a preparar os seus próprios trabalhos, alguns já até se apresentaram em circos, festas e outros eventos particulares da cidade de Marabá. As primeiras apresentações servem para quebrar todo o medo, dos novos artistas - conta Hozana Lopes coordenadora do Instituto Cultural Hozana Lopes de Abreu.
Palhaços Spaguethi, Chiclete e Gostosinho |
As palhaças Milkshake (Daniele da Silva) e Beterraba (Cristiane) são os primeiros frutos da oficina. Já se apresentaram em um circo do bairro e aos poucos se envolvem cada vez mais com o mundo do circo e da arte. A Turma do Sorriso se apresentou recentemente na Escola Êxito de São Domingos - e contém em seu histórico de trabalho participações em atividades culturais do município e região. É o fomento a questão do circo e da arte circense dentro das comunidades de Marabá, aponta Lara Borges - que em sua viagem a São Paulo no ano passado entrou em contato com jovens do Brasil e da América Latina que trabalham com o circo, teatro e arte em geral para melhorar as condições humanas e sociais em suas comunidades. 'A nossa intenção é criar a primeira Escola de Circo de Marabá' diz Lara. Esperamos que essa oficina seja um sucesso e que aos poucos essa temática seja amplamente discutida e posta em prática em Marabá.
Os palhaços Gostosinho (Jonhy), Chiclete (Lara Borges) e Spaguethe (Valdir) também compõem o grupo de palhaços da Turma do Sorriso. Como a Biblioteca Hozana Lopes não possui recursos próprios, a organização e os participantes da Turma do Sorriso conta com a sensibilidade dos políticos e empresariados locais. Ajude você também!!!
Instituto Cultural Hozana Lopes de Abreu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário